Reuters Building 30SC

Entre os dias 13 e 15 de março, a cidade de São Paulo recebe a 24ª edição da Intermodal South America, principal feira de Comércio Exterior, Logística e Transporte de Carga do continente. Um dos destaques do evento será o ciclo de palestras com foco nas novidades e tendências de Comércio Exterior promovido pela Thomson Reuters, provedora líder mundial de informação estratégica e soluções em tecnologia para os principais segmentos da economia.

Em cada um dos dias da feira, a Thomson Reuters vai realizar em seu estande quatro palestras com diferentes especialistas do setor. O objetivo é mostrar como está o atual cenário do Comércio Exterior no Brasil, as mudanças nos processos de exportação e importação no país, as melhores medidas para garantir compliance nessas operações e, principalmente, como funcionam os regimes aduaneiros especiais, que proporcionam otimização fiscal e alfandegária junto à Receita Federal Brasileira.

Este último tema ganhou ainda mais importância após a publicação da Instrução Normativa nº 1.789/2018, no Diário Oficial da União do dia 15 de fevereiro. O texto da Secretaria da Receita Federal alterou 14 artigos da norma vigente sobre a aplicação dos regimes aduaneiros especiais de admissão e de exportação temporária. Entre as principais mudanças está o aumento dos tipos de produtos que podem ser importados com isenção de tributos, a alteração nos prazos para solicitação de nova admissão no regime especial e o fim da necessidade de que a tomadora de impostos seja uma empresa constituída no Brasil.

“Nós selecionamos os temas mais relevantes e que realmente vão influenciar o mercado de Comércio Exterior tanto para 2018 quanto para os próximos anos. Todas as empresas que fazem parte dessa cadeia precisam estar familiarizadas com estes assuntos e sanar possíveis dúvidas. Conhecer os regimes especiais e entender os novos processos de importação e exportação é fundamental para garantir boas práticas corporativas e as melhores oportunidades para cada negócio”, garante Gustavo Felizardo, Gerente de Soluções Corporativas da Thomson Reuters Brasil.

Este é o segundo ano seguido que a Thomson Reuters fará o ciclo de palestras. “Ano passado tivemos um feedback muito positivo dos participantes, que ficaram satisfeitos com a dinâmica dos encontros e com a abrangência dos temas. Por conta disso, decidimos investir novamente nesse modelo” explica Felizardo. Cada apresentação terá duração de 40 minutos, incluindo um tempo destinado para perguntas e interação entre o público e os palestrantes. Para se inscrever de maneira gratuita nas palestras, basta acessar o link www.thomsonreuters.com.br/pt/intermodal.html.

A Thomson Reuters oferece uma gama completa de soluções para operação, controle e gerenciamento de Comércio Exterior, para grandes, médias e pequenas empresas, por meio da plataforma ONESOURCE Global Trade Management. São mais de 1200 clientes, incluindo os 350 grupos econômicos mais importantes de diferentes setores da economia, como Aéreo, Agro & Alimentício, Automotivo, Óleo & Gás, Eletrônico & TI, Saúde, Química e Recintos Alfandegados.

Durante os três dias de feira, a empresa também apresentará aos visitantes estas diferentes soluções, assim como as iniciativas e projetos especiais que podem ser trabalhados para o segmento. O estande da Thomson Reuters fica no corredor 7, próximo da entrada VIP.

A 24ª edição da Intermodal South America será realizada no São Paulo Expo, localizado na zona do sul da capital paulista, das 13h às 21h. Em 2017, o evento contou com mais de 33 mil visitantes e 400 expositores diferentes.

Veja a programação de palestras do estande da Thomson Reuters:

Dia 13/03:

  • 15h30 – 2020: O Brasil no cenário da Exportação. (Gustavo Felizardo – Especialista em Regimes Aduaneiros Especiais da Thomson Reuters Brasil)
  • 16h30 – Quais impactos na operação das empresas importadoras e exportadoras com a DU-E e a DUIMP (Luiz Sena – Especialista em Regimes Aduaneiros Especiais da Thomson Reuters Brasil)
  • 17h30 – Automatização da Classificação Fiscal como forma de garantir a conformidade para o Programa OEA (Daniel Maia – Sócio Líder de Consultoria em Comércio Exterior da RSM Brasil)
  • 18h30 – Big Data & Analytics: Análises, tendências e os impactos no comércio global (Rodrigo Mendes Diaz – Gerente de Produtos da Thomson Reuters Brasil)

Dia 14/03:

  • 15h00 – Desoneração tributária em Supply Chain com o uso dos Regimes Aduaneiros Especiais (RECOF/RECOF-SPED e REPETRO). (Gustavo Felizardo – Especialista em Regimes Aduaneiros Especiais da Thomson Reuters Brasil)
  • 16h00 – Logística Internacional e Blockchain (Roberto Feitosa – Gerente de Produtos de Regimes Especiais da Thomson Reuters Brasil)
  • 17h00 – Excelência em Tax Compliance nas operações de comércio exterior. (Gabriel Pastore – Coordenador de Global Trade na Finocchio & Ustra Sociedade de Advogados)
  • 18h00 – Como estar compliance com as novas operações de importação e exportação (DU-E e DUIMP). (Luiz Sena – Especialista em Regimes Aduaneiros Especiais da Thomson Reuters no Brasil)

Dia 15/03:

  • 15h00 – Automatização da Classificação Fiscal como forma de garantir a conformidade para o Programa OEA (Daniel Maia – Sócio Líder de Consultoria em Comércio Exterior da RSM Brasil)
  • 16h00 – Quais impactos na operação das empresas importadoras e exportadoras com a DU-E e a DUIMP? (Luiz Sena – Especialista em Regimes Aduaneiros Especiais da Thomson Reuters no Brasil)
  • 17h00 – Os principais benefícios da acessão brasileira à OCDE, a elite econômica do planeta.  (André Cruz – Gerente de Acordos Comerciais na Thomson Reuters Brasil)
  • 18h00 – O uso de regimes e os benefícios financeiros para as empresas. (Jansen Esteves – Sócio Fundador e Diretor da Jansen Consulting)