Ana Cristina Dib Apex-Brasil, Euromonitor, exportações, inteligência de mercado, Itamaraty, oportunidades comerciais0 Comment 13/03/2019

Brasília – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), associações do setor privado e a consultoria Euromonitor produziu uma série de nove estudos de oportunidades de mercado em cinco países: Estados Unidos, México, Argentina, França e China.

Os estudos de oportunidade de negócios desenvolvidos pela Apex-Brasil têm o objetivo de prover informações estratégicas para as empresas brasileiras que buscam conquistar ou ampliar mercados no exterior. Os levantamentos apresentam informações de desempenho econômico, característica do mercado, comércio, produção, consumo, regulações e principais oportunidades para exportação de setores brasileiros específicos em cada destino.

As informações mapeadas nas nove publicações abrangem mercados cujas importações totais globais chegaram a US$ 93,7 bilhões em 2017. Neste mesmo período, o Brasil exportou US$ 2,1 bilhões para esses destinos nos setores selecionados – o que representa uma participação de 2,3% no total importado.

“Caso o esforço exportador consiga, em uma projeção conservadora, capturar um ponto percentual desses mercados, estamos falando em US$ 937 milhões em oportunidades potenciais para as empresas brasileiras desses segmentos nos próximos anos”, explica Igor Celeste, Coordenador de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil.

Confira as publicações:

Madeira nos Estados UnidosRochas Ornamentais nos Estados UnidosMóveis e Serviços de Design nos Estados UnidosAudiovisual na ChinaFrutas na FrançaModa Feminina na FrançaTecidos Técnicos no MéxicoEquipamentos de Saneamento Básico na ArgentinaPlásticos para Casa e Construção Civil na Argentina

Além dos estudos de mercado, a Agência atualizou o “Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para as Exportações Brasileiras”. A ferramenta foi elaborada pela Apex-Brasil utilizando metodologia própria aliada às prioridades apontadas por parte do setor privado brasileiro. Destacam-se no mapa países considerados estratégicos para a atuação comercial brasileira que foram destino de mais de 95% das exportações brasileiras para o mundo em 2018. Posteriormente identificam-se setores e formas de atuação em cada um desses mercados.

Clique aqui para acessar o Mapa

(*) Com informações da Apex-Brasil

Fonte www.comexdobrasil.com