emirados arabes - dubai

São Paulo – A operadora de internet via satélite Yahsat, sediada nos Emirados Árabes Unidos, vai investir R$ 227,5 milhões na implantação de um centro de armazenagem e distribuição em Curitiba (PR). Apesar da sede da subsidiária brasileira estar localizada no Rio de Janeiro (RJ), a empresa escolheu o Paraná para centralizar a sua operação.

“O Paraná foi escolhido por ser estratégico do ponto de vista da logística, de transparência e qualificação de profissionais. E o programa do governo, com o incentivo via ICMS, simplifica muito o nosso negócio”, disse Márcio Tiago, presidente da Yahsat no Brasil, à Agência de Notícias do Paraná.

Os incentivos fiscais da empresa dos Emirados, que pertence ao fundo de investimentos Mubadala, de Abu Dhabi, foram concedidos por meio do Programa Paraná Competitivo, da Agência Paraná de Desenvolvimento. Adalberto Netto, CEO da agência, disse à ANBA que a região do Oriente Médio e norte da África merece grande atenção do órgão de fomento a investimentos.

“Deverá ser o primeiro de vários acordos”, projetou Netto, que esteve na semana passada no Annual Investment Meeting (AIM), evento que reuniu lideranças empresariais e governamentais de todo o mundo em Dubai. Segundo ele, a Paraná Desenvolvimento identificou que nos últimos anos uma grande parte dos projetos anunciados no Brasil vieram de países asiáticos, o que fez com que a agência olhasse com mais atenção para a região. “Os países do Golfo estão no nosso radar.”

Netto conta ter participado das três últimas edições do AIM, sempre como um dos painelistas. O CEO espera no futuro assinar um acordo com a Abu Dhabi Investment Company (Invest AD), aproximando a agência paranaense com a sua equivalente no emirado. “Os termos da parceria ainda estão em discussão. Estou muito confiante”, afirmou. 

Yahsat 

Com previsão de iniciar seus serviços no segundo semestre do ano, a Yahsat pretende alcançar regiões remotas, que ainda tenham fornecimento precário de internet. A estratégia de venda será porta a porta, com mais de 3 mil vendedores credenciados. A banda usada pelo satélite lançado pela empresa dos Emirados suporta conexões de até 18 MB a baixo custo.

A Yahsat fornece soluções para banda larga e conectividade para mais de 140 países do Oriente Médio, África, Europa e algumas regiões asiáticas.