Porto Alegre – A ES Logistics trouxe para o Brasil seis aviões Antonov 124, o segundo maior avião de carga do mundo. A operação com os aviões foi apenas uma parte da logística que começou na coleta das cargas nos exportadores até a entrega na porta do importador. O projeto foi concluído em 36 dias sendo que, em alguns embarques, a entrega door-to-door foi realizada em menos de 48 horas. Os embarques partiram da Escandinávia e os pousos realizados no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

Em um embarque aéreo regular, uma operação door-to-door levaria pelo menos sete dias para ser finalizada já que após a chegada em Viracopos as cargas seguiram por terra quase 1200km em regime alfandegado. “O afretamento dos Antonov 124 resultou na redução significativa do tempo de trânsito, mas exigiu muito planejamento e organização. Foram várias semanas de preparação para que os vôos atendessem a necessidade do nosso cliente final.  Quando voamos para Porto Alegre conseguimos entregar as cargas no cliente final em apenas 36 horas, um recorde para o transporte de carga aéreo”, afirma o diretor da ES Logistics, Evandro Ardigó.

A operação realizada pela ES Logistics é chamada de door-to-door (porta a porta), já que eles ficam responsáveis por todo o transporte  desde o transporte para o aeroporto, operação de carregamento, o transporte em si e a entrega na porta do cliente. Com seis voos do Antonov 124, a ES Logistics transportou ao todo 12 cargas críticas , totalizando o transporte de mais de 300 toneladas.

Os vôos tiveram sempre duas paradas para reabastecimento antes de chegar ao destino, em Leipzig na Alemanha e em Dakkar no Senegal.  Desenvolvido inicialmente como cargueiro militar, o Antonov 124 é o segundo maior avião cargueiro do mundo, perdendo apenas para o An-225. Porém, é considerado o maior avião de carga já feito em escala industrial. A quantidade de AN124 disponíveis para afretamento é limitada e portanto sua contratação exige muita precisão e agilidade.

Sobre a ES Logistics:

Há 17 anos no mercado e ES Logistics possui hoje um dos maiores portfolios de cargas projeto do Brasil. Afretamentos marítimos e aéreos, transporte de parques fabris completos e a movimentação de cargas super pesadas estão entre os destaques desse portfolio. A empresa possui 11 filiais localizadas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. O sucesso no segmento de cargas projeto é atribuído à experiência da equipe da ES e sua dedicação à cada embarque específico.

Transporte aéreo dedicado traz ao Brasil o Antonov 124, segundo maior avião de carga do mundo